Leia:

sábado, 1 de março de 2014

Porque o desinteresse em buscar conhecimento?

            
Hoje meu professor de sociologia fez uma pergunta, então eu pensei e repensei, e tentei tirar alguma conclusão: Por que o desinteresse em buscar conhecimento? Em aprender? Em estudar?

 Acabei pensando em mim, uma pessoa que lê com frequência,estuda antes das provas com assiduidade e que diariamente entra em sites escolares em busca de entendimento. Mas estudar antes de uma prova, ou durante o ano todo letivo não significa ''buscar conhecimento'', pensei comigo mesma. Muitos fazem isso por pura obrigação, pra chegar final do ano e o boletim com notas boas e a notícia de ter passado direto estarem em suas mãos. E dali em diante só curtir as férias.

 Toda a matéria, os textos lidos e o exercícios feitos são esquecidos, poucas coisas são lembradas no próximo ano letivo. E eu acabei pensando, será que não é a escola que oprime a busca do conhecimento?
 Creio eu que, com a pressão das provas, a realização de bons trabalhos, as decorebas e as cópias de livros, sem nenhuma sequer explicação seja a maior causa de desânimo na busca do conhecimento.
 De certa forma, não querendo generalizar, mas existe sim, professores não qualificados, que não estão ali para ensinar e mostrar os seus valores, mas que estão aqui somente como uma profissão para receber seu salário, sem se preocupar com o futuro daquele que ensina.

Existe muitos meios de buscar conhecimento e enriquecer nossa inteligência, por isso tudo que tem a ver com conhecimentos, estudo, leitura e aprendizagem deve ser utilizado. Como por exemplo livros, aqueles físicos que estão sendo basicamente abolidos no Brasil, tão difícil encontrar uma banca, uma biblioteca ou uma simples livraria, com preços enormes, dificultando os com rendas mais baixas a adquirirem tal produto.

 Decorar não é buscar conhecimento, tirar dez em uma prova não quer dizer que mostre a tua real inteligência, na verdade mostra o teu empenho e a tua atenção nas aulas. Buscar conhecimento requer apenas uma clareza, uma força de vontade que nasce com todos, que só precisa ser cultivada de uma forma que nunca acabe. Pesquisar em livros, é uma boa opção, tirar suas dúvidas através de um meio global que exerceu papel fundamental na globalização, a internet, nossa aliada, que nos ajuda em todos os momentos. Fazer pesquisas não somente aquelas obrigatórias e deixados como tarefas de casa, mas sim daquilo que você tem curiosidade em saber como surgiu e porquê aconteceu.

Estamos em tempos modernos, mas muitos ainda vivem repelindo os meios de comunicação, redes sociais e na tecnologia em si. A utilização de celulares em sala de aula, creio eu que seja uma forma de fazer o aluno prender a atenção naquilo que o professor explica. Mal sabe ele que o aluno só pensa na hora de sair e poder ligar o celular. Então por que não usar o celular como um aliado fundamental na hora da busca do conhecimento? Hoje com a rede 3G, com o wi-fi disponível em tantos lugares, uma simples dúvida em questão de segundos já está em mãos, um relatória gigante, um banco de dados infinitos, com sites confiáveis e cheios de informação.

Lembrando: Conhecimento nunca é demais.

Aqui vai um site cheio de curiosidades e na qual eu sempre frequento.
http://mundoestranho.abril.com.br/

Nenhum comentário: