Leia:

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O maior surto já registrado

       

  Em 2014 houve a maior epidemia já registrada pela humanidade, causada pelo vírus mais letal já conhecido. O surto do vírus que ocorreu e se alastrou por toda a África Ocidental deixou mais de 3.000 mortos. A situação foi extremamente preocupante, já que 50% a 90% dos infectados morreram.

  O mundo todo entrou em estado de choque quando pessoas suspeitas de possuírem a doença saírem de seu próprio país e migrarem para o continente americano. Depois de médicos americanos serem contaminados, o governo começou a tomar precauções contra a doença e o alastramento dela, fiscalizando a entrada de pessoas vindas de países com a doença. O que muita gente não sabe, é que para contrair a doença precisa ter contato direto com o sangue, suor ou sêmen do infectado, por isso é bem improvável que a doença se alastrasse mundialmente.

 Os sinais que a doença emite pelo corpo quando se é contaminado são parecidos com qualquer outro tipo de epidemia, como por exemplo: febre, diarreia, dor de cabeça, dores musculares e etc. Não há nenhum tipo de vacina ou cura para o ebola, o único meio de precaução é deixando os infectados e suspeitos isolados e em observação.

Quando acontece uma epidemia mundial como esta, o correto é fechar as fronteiras para que o surto  não seja mais agravante, que haja um preparamento específico de médicos e enfermeiros para lidar com um surto desde tamanho.

Nenhum comentário: